O Chafariz das Portas de Moura insere-se no processo de renovação urbanística idealizado pelo Cardeal D. Henrique enquanto Arcebispo de Évora, cujo traço mais marcante na fisionomia da cidade foi a construção do Chafariz da Praça do Giraldo e consequente demolição do antigo arco de triunfo romano em que o Aqueduto da Prata originalmente terminava. Construída numa das praças mais emblemáticas da urbe quinhentista, rodeada por solares nobres, o chafariz foi inaugurado a 4 de Dezembro de 1556 e pensa-se ter sido edificada por Diogo de Torralva.
A obra compõe-se de dois tanques retangulares, estando o principal em plano mais elevado, a que se acede através de uma plataforma de três degraus. Neste, uma fonte em esfera de mármore assente em fuste circular, com “quatro carrancas representadas por serafins de alto-relevo” (ESPANCA, 1966) abastece os tanques.
andou a passear-se por Évora e posa aqui junto ao belo Chafariz das Portas de Moura, e nós fomos buscar as suas fotos para deixar a dica aos outros cãopanheiros que queiram viajar por Portugal .
Visite Portugal com seu mais que tudo de 4 patas 🐾
Fonte: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/
📷
Comments