Descobrir Portugal com o seu pet 🐾 Chafariz Monumental Santo Antão do Tojal, Loures


Este conjunto monumental barroco é composto pelo Palácio dos Arcebispos e jardim, Igreja Matriz, Fonte-palácio e Aqueduto. Configura uma praça de grande aparato cenográfico cuja obra de construção foi da autoria do arquitecto italiano António Canevari, que se encontrava na corte a convite de D. João V para a construção do Aqueduto das Àguas Livres (do séc. XVIII).

O palácio, residência de verão de D. Tomás de Almeida, arcebispo e primeiro patriarca de Lisboa (1716-1754) recebeu por várias vezes o rei a a corte, tendo sido aqui que se realizaram as famosas cerimónias da Bênção dos Sinos.


A fonte em cantaria, no centro da fachada do palácio, é antecedida por escadaria e composta por um tanque de perfil curvilíneo, e é rematada por frontão com as armas de D. Tomás de Almeida, ladeado por fogaréus.

Este local faz parte da "Rota Memorial do Convento", um percurso entre a Casa dos Bicos e o Largo da Igreja de Cheleiros, num total de 58 Km, de Lisboa, Loures a Mafra.

Ao longo deste percurso o turista é convidado a percorrer as linhas geográficas do romance. Pela primeira vez em Portugal, um livro dá origem a uma rota cultural. Memorial do Convento renasce assim em forma de rota cultural e histórica, que é, simultaneamente, uma homenagem a José Saramago.


@a_maria_sem_nos andou a passear-se por aqui e nós deixamos a sugestão.


Muito obrigada por não deixarem o vosso pet de fora nos vossos passeios e programas.

E não se esqueçam de mostrar que ele é educado, que não incomoda nem faz estragos, podendo acompanhar-vos para todo o lado.


E, por favor, deixem o lugar limpo e preservem o meio ambiente. Todos juntos vamos tornar Portugal mais Pet Friendly 🐾

⚠️ Veja no nosso site (link na bio) as opções de estadia na região.




📷