Esta cidade de montanha é também chamada da “cidade com portas abertas para a Serra da Estrela”, uma vez que está bem pertinho do ponto mais alto de Portugal Continental ( apenas a 20 km da Torre). É também um exemplo bastante original de uma "cidade de montanha", rara no urbanismo português.
Terra de pastores lusitanos na origem, foi romana, árabe e conquistada aos mouros pelo rei D. Sancho I que a protegeu com muralhas e afirmou-se como ponto estratégico durante a Idade Média. Várias pessoas instalaram-se na região, nomeadamente judeus que abriram o leque de contactos comerciais, fomentando a indústria dos lanifícios, muito afamada no século XVI.
Aqui nasceu Pêro da Covilhã, diplomata e o maior espião português, o que o rei D. João II enviou ao Oriente e cujas informações tornaram mais certeira a descoberta do caminho marítimo para a Índia.
Caminhe pelo centro histórico e descubra a cada esquina a arte urbana pelas paredes e muros da cidade.
Durante os seus passeios delicie-se com os doces típicos da Covilhã, com uma saborosa sandwich de queijo da serra. À mesa, os queijos não podem faltar. O presunto também não. Nem a broa de milho. E a acompanhar, os azeites e vinhos da região. Para prato principal, opte pelas migas ou pelo pastel de molho, pela dobrada ou as infindáveis opções dos menus. Para sobremesa, que tal o doce de marmelo, as cavacas de Pinhel ou as tigeladas da Beira?
Os arredores também convidam a belos passeios que lhe dão a conhecer o património natural e cultural desta região: fique a conhecer a Terra dos Castelos, das Aldeias Históricas, a Rota da Lã, a Rota das Antigas Judiarias e claro o Parque Natural da Serra da Estrela.
Tem ainda um sem fim de trilhos, passeios na natureza entre lagos, lagoas e praias fluviais. Afinal a Serra da Estrela é já ali ao lado!
Saiba mais no nosso site secção PetFriendly Collection sobre os alojamentos nesta cidade e veja os exclusivos que temos para lhe oferecer ao reservar connosco.
📷
Kommentare