Descobrir Portugal com o seu pet 🐾 Fábrica da Azulejos de Azeitão, Vila Fresca de Azeitão


A Romã e eu fomos até Azeitão e eu, humana, e apaixonada por azulejos, fiquei encantada com a fachada de uma casa situada numa ruela junto ao Palácio da Bacalhôa, em Vila Fresca de Azeitão. Sim, Azeitão quadruplica-se na Vila Fresca, Vila Nogueira, Brejos e Vendas. Tudo de Azeitão!


Apesar de ser inverno e as árvores estarem totalmente despidas, ao mirar esta belíssima fachada, senti-me transportada para um ambiente tropical e luxuriante, de que tanto gosto. Fauna e flora de África e outros destinos exóticos ali espelhada. Que viagem visual magnífica por lugares longínquos. Parece uma história pintada de um conto das Mil e Uma Noites!




Esta bela fachada pertence à Fábrica da Azulejos de Azeitão que utiliza os métodos tradicionais europeus de azulejaria, e reproduz desenhos antigos, não só de países europeus, mas islâmicos e chineses.




Já no pátio encontramos mais azulejos: alguns parecem pequenos tapetes, outros pedaços tirados de alguma bela mesquita ou de um palácio da longínqua Samarcanda ou da mais próxima Córdova. Outros, contam histórias que levam o nosso imaginário a recriá-las.


É fábrica, loja e atelier de wokshops.


Curiosidade: os azulejos foram um dos muitos legados árabes deixados aquando da sua presença em Portugal. Nesta região, além dos famosos castelos de Sesimbra e Palmela, é atribuída aos muçulmanos a plantação dos espessos olivais existentes na região de Azeitão, cujas oliveiras são consideradas as mais antigas de Portugal. A presença árabe deixou bem vincadas as suas marcas por aqui, por vezes veladas… aliás basta pronunciar o seu nome para relembrarmos a sua presença: Azeitão, Az-zit (o azeite).


Muito obrigada por não deixarem o vosso pet de fora nos vossos passeios e programas.


E não se esqueçam de mostrar que ele é educado, que não incomoda nem faz estragos, podendo acompanhar-vos para todo o lado.


E, por favor, deixem o lugar limpo e preservem o meio ambiente. Todos juntos vamos tornar Portugal mais Pet Friendly 🐾

⚠️ Veja no nosso site (link na bio) as opções de estadia na região.

📷 Maria João Pavão Serra