top of page
  • Foto do escritor

Descobrir Portugal com o seu pet 🐾 Parque Nacional da Peneda, Gerês



São 70 mil hectares de serra e natureza em estado puro que fazem do Parque Nacional da Peneda-Gerês um dos lugares mais incríveis de Portugal. O Parque estende-se do planalto de Castro Laboreiro ao da Mourela, abrangendo as serras da Peneda, do Soajo, Amarela e do Gerês, atravessando cinco concelhos – Melgaço, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Terras de Bouro e Montalegre – e 22 freguesias.

Esta área protegida, esconde relíquias arqueológicas, cascatas impressionantes, trilhos pedestres, e flora e fauna espetaculares. É um lugar que merece uma visita em qualquer altura do ano, porque em cada visita há um novo recanto para descobrir e uma paisagem em constante mutação.

Tem algumas das mais belas cascatas que, ao cairem abruptas entre as rochas, transformam-se em autênticas piscinas naturais. São inúmeras as quedas de água que encontrará pelo parque devido à abundância de água nesta região, mas algumas das mais conhecidas são a Cascata do Arado, a Cascata de Fecha de Barjas – também conhecida como Cascata do Tahiti -, a Cascata da Portela do Homem, e a Cascata de Pincães e a sua piscina natural.


Descubra as encantadoras paisagens de Ponte da Barca, navegue no Rio Lima.




Pode ainda visitar algumas típicas e únicas aldeias e vilas, com destaque para a do Soajo, famosa pelos seus tradicionais espigueiros construídos em pedra; Lindoso, onde fica o famoso castelo do século XIII, em bom estado de conservação, e os 60 espigueiros que o rodeiam; Castro Laboreiro onde, para além do seu famoso castelo, encontrará casas típicas em granito, uma igreja, um pelourinho e a Ponte Velha ; Pitões das Júnias, aldeia que tem as suas origens no Mosteiro de Santa Maria das Júnias, construído entre os séculos IX e XI. As ruínas deste belo templo e as cabanas de colmo, típicas da região, são dois dos principais elementos que não pode deixar de visitar neste recanto do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O nosso pet turista @benji.goldenretriver andou a passear-se por aqui e nós deixamos a sugestão.


Muito obrigada a vocês, humanos, por não deixarem o vosso pet de fora nos vossos passeios e programas , e praticarem um turismo inclusivo.


E não se esqueçam de mostrar que ele é educado, que não incomoda nem faz estragos, podendo acompanhar-vos para todo o lado.


🌿 E, por favor, deixem o lugar limpo e preservem o meio ambiente. Todos juntos vamos tornar Portugal mais Pet Friendly 🐾



⚠️ Veja no nosso site as opções de estadia na região na secção Pet Collection.

www.petfriendlyportugal.com


📷






bottom of page