top of page
  • Foto do escritor

Espaços verdes na cidade 🐾 Jardim das Portas do Sol, Santarém


É o espaço verde de eleição dos scalabitanos e o miradouro mais belo de Santarém e da região ribatejana, em que as vistas sobre o rio Tejo e a vasta e extensa lezíria são soberbas.

Santarém foi a Scallabis dos romanos e a Shantarin dos árabes, que dominaram a urbe durante 433 anos.

Nos tempos da Reconquista Cristã (séc. XII), constituía uma das oito portas de entrada na cidade de Santarém. Da linha defensiva este é o pano de muralhas mais bem conservado, podendo-se encontrar ainda alguns vestígios na Fonte das Figueiras e na Torre das Cabaças.




Hoje em dia, o largo das Portas do Sol é um jardim delimitado por antigas muralhas, situado na parte sueste da cidade . Daqui avista-se Almeirim, Alpiarça e uma parte do campo da Lezíria atravessado pelo Rio Tejo.


Acolhe ainda o Urbi Scallabis - Centro de Interpretação, espaço onde se encontram achados arqueológicos encontrados na antiga Alcáçova.

O espaço é bonito e perfeito para relaxar e passear com o seu cãopanheiro.

Curiosidades:

A palavra lezíria vem do árabe al-jazira que significa «a ilha»



O pet turista @_bailey_kai_ andaram a passear-se por aqui e nós fomos buscar a imagem para deixar a dica aos outros cãopanheiros que queiram viajar por Portugal .



Muito obrigada por não deixarem o vosso pet de fora nos vossos passeios e programas , e praticarem um turismo inclusivo.


E não se esqueçam de mostrar que ele é educado, que não incomoda nem faz estragos, podendo acompanhar-vos para todo o lado.


E, por favor, deixem o lugar limpo e preservem o meio ambiente. Todos juntos vamos tornar Portugal mais Pet Friendly 🐾


⚠️ Veja no nosso site as opções de estadia na região na secção PetFriendly Collection.




📷






bottom of page