Lugares instagramáveis 🐾 Miradouro de Fafião

Montalegre (Vila Real)


Fomos buscar a imagem do @schnauzerfredy para deixar a dica aos outros cãopanheiros que queiram viajar por Portugal


Fafião, é uma pequena e remota aldeia , perdida no Parque Nacional da Peneda-Gerês.


Em pleno século XXI, é ainda uma autêntica povoação de vida comunitária nos usos, costumes e tradições. Algumas tarefas são realizadas em nome da colectividade, como a vezeira (obrigatoriedade de uma pessoa ir guardar o gado de toda a comunidade)


Fafião é também conhecida como “Aldeia de Lobos”, uma vez que a relação da gentes da terra com este animal selvagem é secular.


É aqui que se encontra o maior e mais bem preservado fojo do lobo de toda a Península Ibérica. O Fojo é uma armadilha ancestral, feita de altos muros de pedra, e utilizada para caçar os lobos que ameaçavam os rebanhos. Esta armadilha feitas de altos muros de granito, espalhados pela encosta, tem 64 m de comprimento e uma altura média superior a 2 metros. Os lobos eram encaminhados para o interior do fojo e impedidos de sair pelas paredes altas. Apesar de não se saber ao certo a data desta construção, acredita-se que remonta ao século XVIII.

Fazendo parte das lendas e estórias do povoado, temido e perseguido, o lobo é hoje celebrado em Fafião numa escultura de ferro forjado, a uivar de cabeça apontada para o céu, colocada à entrada da aldeia.

Mais à frente fica o Miradouro de Fafião, a 800 metros de altitude, dois grandes blocos de granito seguram uma ponte suspensa com uma vista de tirar o fôlego para o Rio Cávado e para a Albufeira de Salamonde e imprópria a quem tem vertigens.

📷


Visite Portugal com seu mais que tudo de 4 patas !