O triste cenário estava montado para tocar os sensíveis ao amor pelos animais: dois infelizes cães vestidos com roupa natalícia; uma caneca de esmolas com imagens de animais; 4 tigelas cheias de água e ração; uma coluna de onde saíam músicas de natal e uma figura patética, vestida da personagem que dá presentes , mas que ao contrário além de acenar, estendia a mão a pedir.
Na tabuleta junto à caneca, já cheia de cheia de moedas por sinal, dizia em inglês além de não ter casa, ser surdo, mas ouviu e bem quando ainda ao longe me aproximei e lhe comecei a dizer que não podia servir-se dos animais para andar a pedir. Que iria fazer queixa dele, à Polícia, à Câmara, à Provedoria do Animal, ao IRA, ao raio que o parta.
Respondeu-me num português macarrónico, que estava só há 1 hora a fazê-lo. Era indiano. Nada contra eles ou todos os estrangeiros que estão em Portugal, nada mesmo, mas tudo contra o uso dos animais para este fim. Seja de que raça ou país for!
Duvido que tenha vindo de lá com estes dois infelizes cães.Aliás um deles preso a uma árvore, certamente para não fugir.
Sim, há muitos sem-abrigo que têm uma relação tocante com os animais, que os tratam como familiares e partilham o pouco que têm. Mas também há uma crescente utilização dos animais para mendicidade, feita por grupos organizados que se dedicam à instrumentalização de animais para conseguirem dinheiro.
Se, se depararem com estas tristes cenas na vossa cidade: refilem, façam barulho. Não à utilização dos animais para mendicidade!
Vamos dar respeito e a dignidade dos animais!
Yorumlar