top of page
  • Foto do escritor

Descobrir Portugal com o seu pet 🐾 Monumento ao Cão Sabujo da Serra do Soajo, Soajo



Este monumento, instalado em 2016, valoriza o cão pastor da serra do Soajo e que tanto faz pela criação de ovinos e caprinos em toda a zona. Por iniciativa de Jorge Lage, fica assim retratada a identidade e a essência do cão como “animal de gado e de caça”. Ao todo, em Soajo, existem cerca de quarenta exemplares desta raça.

O cão sabujo da serra de Soajo – ‘sabujo’ porque é de caça grossa, e ‘serra de Soajo’ porque é a que fica entre os rios Minho e Lima – tem a particularidade de ser o cão que Soajo entregava aos reis de Portugal. Não é um cão qualquer, é, praticamente, a matriz de muitos cães portugueses.

O cão de Soajo, pela sua robustez e valentia, era muito utilizado, fundamentalmente, para prender as feras ou caça grossa, nomeadamente o javali.

Dizem que o sabujo não é um cão de gado, mas, efetivamente, também é de gado, pois há muitos documentos de Soajo que o demonstram.

Neste momento está a trabalhar-se para registar a raça e, para que isso aconteça, é necessário haver um número suficiente de animais, estudos e informação compilada.

A nossa Pet Turista @worldofmaiev andou a passear-se por aqui e nós deixamos aqui a sugestão.

Muito obrigada a vocês, humanos, por não deixarem o vosso pet de fora nos vossos passeios e programas.

E não se esqueçam de mostrar que ele é educado, que não incomoda nem faz estragos, podendo acompanhar-vos para todo o lado.

E, por favor, deixem o lugar limpo e preservem o meio ambiente. Todos juntos vamos tornar Portugal mais Pet Friendly 🐾

⚠️ Veja no nosso site na secção Collection as opções de estadia na região.



📷






Posts recentes

Ver tudo
bottom of page