
Este monumento, instalado em 2016, valoriza o cĂŁo pastor da serra do Soajo e que tanto faz pela criação de ovinos e caprinos em toda a zona. Por iniciativa de Jorge Lage, fica assim retratada a identidade e a essĂȘncia do cĂŁo como âanimal de gado e de caçaâ. Ao todo, em Soajo, existem cerca de quarenta exemplares desta raça.
O cĂŁo sabujo da serra de Soajo â âsabujoâ porque Ă© de caça grossa, e âserra de Soajoâ porque Ă© a que fica entre os rios Minho e Lima â tem a particularidade de ser o cĂŁo que Soajo entregava aos reis de Portugal. NĂŁo Ă© um cĂŁo qualquer, Ă©, praticamente, a matriz de muitos cĂŁes portugueses.
O cão de Soajo, pela sua robustez e valentia, era muito utilizado, fundamentalmente, para prender as feras ou caça grossa, nomeadamente o javali.
Dizem que o sabujo não é um cão de gado, mas, efetivamente, também é de gado, pois hå muitos documentos de Soajo que o demonstram.
Neste momento estĂĄ a trabalhar-se para registar a raça e, para que isso aconteça, Ă© necessĂĄrio haver um nĂșmero suficiente de animais, estudos e informação compilada.
A nossa Pet Turista @worldofmaiev andou a passear-se por aqui e nĂłs deixamos aqui a sugestĂŁo.
Muito obrigada a vocĂȘs, humanos, por nĂŁo deixarem o vosso pet de fora nos vossos passeios e programas.
E não se esqueçam de mostrar que ele é educado, que não incomoda nem faz estragos, podendo acompanhar-vos para todo o lado.
E, por favor, deixem o lugar limpo e preservem o meio ambiente. Todos juntos vamos tornar Portugal mais Pet Friendly đŸ
â ïž Veja no nosso site na secção Collection as opçÔes de estadia na regiĂŁo.
đ·