Descobrir Portugal com o seu pet 🐾 Serra da Estrela


O Parque Natural da Serra da Estrela é a maior área protegida portuguesa e situa-se no maciço montanhoso central, num alto planalto profundamente recortado pelos vales dos rios e ribeiros que aqui nascem, como o Mondego e o Zêzere.

A paisagem é marcada pelas fragas, rochedos e penhascos, alguns dos quais assumem formas que deram origem a denominações populares como a "Cabeça da Velha" e os "Cântaros", que poderá admirar seguindo os diversos trilhos pedestres existentes.


Explore os mais de 300km de trilhos do Parque Natural da Serra da Estrela e descubra as nascentes dos maiores rios portugueses, os deslumbrantes vales glaciares de Loriga e Manteigas, ou as mais fascinantes espécies de aves que nidificam aqui.


No inverno, a Serra da Estrela é o único lugar em Portugal onde pode divertir-se na neve com os seus esquis, trenó ou snowboard. Já no verão, as praias fluviais da região são o destino mais óbvio, mas o Parque Natural da Serra da Estrela oferece-lhe também 25 lagoas para um refúgio refrescante.


Encontram-se aqui grandes rebanhos de ovelhas que se alimentam nas vastas áreas de pastagem, guardados pelos cães Serra da Estrela, uma raça de cães possantes e resistentes às baixas temperaturas. O leite de ovelha, dá origem ao produto mais característico da região, o afamado Queijo da Serra, fabricado artesanalmente segundo as técnicas ancestrais que utilizam a flor do cardo como coalho.



O nosso Pet turista @romeupodengo andou a passear-se pela montanha mais alta de Portugal continental e deixa esta dica aos seus Pet companheiros:

“Quem pensa que a Serra da Estrela só é bonita no inverno engana-se!
Esse fim de semana levei os meus humanos para aproveitar a beleza da serra no final da primavera/início de verão 
Praias fluviais refrescantes (infelizmente não encontramos nenhuma pet friendly, mas mesmo assim fui à Praia Fluvial de Loriga e da Lapa dos Dinheiros), cascatas escondidas e trilhos fantásticos, inclusive que leva-nos ao Covão dos Conchos, o famoso túnel que encaminha as águas da Ribeira das Naves (atenção apenas para os horários de maior calor)
Ficámos nas casinhas da aldeia da Chão do Rio em Travancinha, entre Seia e Oliveira do Hospital.


Um local fantástico, onde circulei livremente e fiz muitos amigos caninos e não só.


Fomos ainda ao restaurante Paço 100 Pressa na Covilhã, com um staff amoroso e um espaço muito lindo. “



Junte-se à Pet Friendly Portugal e ajude-nos a dar a conhecer Portugal na companhia dos mais que tudo de 4 patas!


📷