Dicas da Romã 🐾 Praias pet friendly
- 12 de jul.
- 3 min de leitura

Durante a época balnear (Junho a fins de Setembro), quando o calor aperta, que apetece ir a banhos, e claro na companhia do seu mais que tudo de 4 patas deixamos-lhe uma lista de praias para o poder fazer.
Infelizmente a lista não é grande, direi mesmo ridícula, comparada com o número imenso de praias existentes no nosso país. Aqui ficam os nomes das praias oficialmente pet friendly, com esperança que ano a ano a lista aumente. São 8 no total para uma dimensão de mais de 800 km de costa!
🏖️Praia do Brito, Vila Nova de Gaia
🏖️ Praia do Coral , Viana do Castelo
🏖️ Praia Suave Mar, Esposende
🏖️ Praia da Ramalha Sul, Esposende
🏖️Praia do Portinho da Areia Norte, Peniche
🏖️Praia das Amoeiras, Santa Cruz, Torres Vedras
🏖️Praia dos Pescadores, Paço de Arcos, Oeiras
🏖️ Praia de Furnas Rio, Odemira
Regras 🐾
Os pet turistas devem andar sempre com trela (no caso de serem de raças consideradas perigosas, é imperativo o uso de açaime e a trela tem de ter até 1 metro de comprimento).
Devem fazer-se acompanhar pela documentação de identificação e ser responsáveis pela recolha de dejectos.
Proibida a presença de animais feridos ou doentes, com cio, prenhas ou em período de aleitamento.
Praias não concessionadas 🐾
Nas praias não concessionadas e não vigiadas, por norma os cães são permitidos, mesmo durante a época balnear, a menos que haja sinalética que indique o contrário. Mas também sabemos que em muitas delas, principalmente no Algarve, a guarda costeira gosta de estragar os planos.
Para que a proibição de circulação de cães nas praias seja legítima, terá de existir sinalética apropriada nos locais em que se pretenda restringir o acesso aos animais. A sinalização existente terá de ser devidamente homologada, e nesse sentido necessita de possuir um número de série no seu verso.
Além desta característica, terá de existir um edital legitimando tal proibição em local visível aos utentes. Se a sinalética não estiver de acordo com estas características, não é válida.
Seja exigente com a sinalética, porque muitas vezes a mesma não é válida e é utilizada com efeitos meramente dissuasores.
Em ambos os casos , há regras de civismo que devem ser cumpridas para que a estadia dos cães na praia não transforme os momentos de lazer de outros banhistas num inferno.
📌Não se esqueça de levar: bebedouro, garrafa com água fresca, snacks e ração (se for nos horários de ele comer), chapéu de sol para uma sombra; toalha e alguns brinquedos.
📌 Use protetor solar específico para cães, especialmente se o tiver pelagem branca ou pelo curto
📌 Proteja-o com sombra e não fique na praia nas horas de maior calor
📌 atenção às almofadinhas das patas com conchas ou objetos cortantes; e às medusas e alforrecas dentro de água
📌Não o deixe beber água do mar. Ofereça-lhe água fresca ao longo do dia.
📌 Não o deixe sozinho na água.
📌 Recolha sempre os dejetos e deite água em cima da areia se ele fizer xixi
📌 Supervisione-o sempre para que ele não incomode os outros cães e banhistas, mostrando que ele é educado, que não incomoda nem faz estragos, podendo acompanhar-vos para todo o lado
Muito obrigada por não deixarem o vosso pet de fora nos vossos passeios e programas , mostrarem que a família multiespécie existe e merece respeito!
🐚 E, por favor, deixe o lugar limpo e preserve o meio ambiente. Sabemos bem, que quem suja e polui as praias são os humanos e não os cães!
Deixe só pégadas! 🐾
Por mais praias pet friendly! Por um Portugal mais pet friendly! 🐕







Comentários