top of page
  • Foto do escritor

Black Cat cinema… para ver com o seu pet 🐾 em Lisboa

A ideia é simples e deliciosa: fazer o elogio ao cinema exibindo os melhores filmes sob a luz das estrelas nos lugares mais maravilhosos; acreditar que os filmes devem ser partilhados entre vizinhos, artistas, músicos e com a comunidade; e dar um lugar aos fornecedores locais que preparam comida fresca e oferecem bebidas aos participantes.

Fotos: ©Josefa Searle 2022


O projecto foi fundado em 2021 com o objectivo de trazer opções alternativas de cinema à cidade de Lisboa, promover empresas locais, recolher e oferecer doações no banco de alimentos da plataforma Santos Collective, melhorar a vida cultural de Lisboa oferecendo novas formas de lazer e promover o bairro de Santos como uma referência em iniciativas culturais.


A equipa é formada por quatro profissionais portugueses e três internacionais, apoiados por voluntários de diferentes partes do mundo.

O Black Cat Cinema tem uma consciência comunitária. Para além de ter colaboradores voluntários, colabora com instituições de caridade do bairro.

À medida que o mês de Outubro avança, o Black Cat Cinema continua comprometido em oferecer à cidade de Lisboa uma alternativa de ócio diferente, com a programação de diversos filmes até ao final do mês. Após esgotar a capacidade em todas às sessões de Agosto e de Setembro, pretendem manter o + sucesso, sem esquecer de que a cultura também serve para sensibilizar e promover acções sociais entre a comunidade.

Durante as próximas semanas, os espectadores poderão disfrutar de clássicos inesquecíveis como Fight Club ̧ de 1999. Irão exibir também cinema de acção, com a trepidante True Romance, do ano 1993 e terminam com a Romance Classic Series com Romeo + Juliet, de 1996 e Amélie, de 2001.

No final do mês festeja-se a chegada do Halloween com The Rocky Horror Picture Show, do ano 1978. Vão ainda fazer parte do projecto “Vozes do Futuro”, uma celebração da cultura e arte Africana no Arroz Estúdios, exibindo curtas-metragens de realizadores africanos.

Na segunda metade do mês de Outubro irá para o ar uma variedade de propostas que vão agradar a muita gente com interesses diversos. As localizações continuam a ser as mesmas dos últimos meses: a Igreja de Santos-O-Velho, um lugar histórico no coração de Lisboa, tornando-o numa das mais belas salas de cinema ao ar livre em Portugal, e no Arroz Estúdios, uma associação sem fins lucrativos no bairro Beato de Lisboa que proporciona aos artistas emergentes um lugar para trabalhar e mostrar a sua arte.


Este é o calendário até ao final do mês de Outubro.


• 16/10, 20.30h, Igreja de Santos-O-Velho: Romeo + Juliet [Romance Classic Series]

• 17/10, 20.30h, Arroz Estúdios: Noite de curtas-metragens - Vozes do Futuro.

• 18/10, 20.30h, Arroz Estúdios: True Romance.

• 23/10, 20.30h, Igreja de Santos-O-Velho: Amélie [Final do Romance Classics series]

• 25/10, 20.30h, Arroz Estúdios: Fight Club

• 30/10, 20.30h, Igreja de Santos-O-Velho: The Rocky Horror Picture Show.


Horas: As portas abrem todas as noites às 20.00h para comida e bebidas e o filme começa às 20.30h

Preço do bilhete: 11.9€ para os filmes na Igreja de Santos-O-Velho 7.90€ para os filmes no Arroz Estúdios.

bottom of page