top of page
  • Foto do escritor

Descobrir Portugal com o seu pet 🐾 Redondo, Alentejo


A vila do Redondo fica sobre uma colina da Serra d’Ossa . A história não define de forma concreta a fundação da cidade que hoje conhecemos, ainda que a lenda a relacione com Penedo Redondo: de acordo com os dizeres do povo, o seu nome está associado a um lendário penedo que existia na muralha medieval original e que era redondo.


Como a maioria das vilas alentejanas é pacata, quase perdida noutro tempo, com casas pequenas caiadas de branco com moldura azul, encostadas ao antigo castelo que remonta já a tempos medievais, onde a vida corre num ritmo bem diferente do que se vive nas grandes urbes.

Por aqui passaram, romanos e árabes. O local onde se encontra atualmente o Castelo do Redondo começou por ser uma fortificação romana e posteriormente muçulmana.

O seu castelo, mandado construir por D. Dinis no século XIV. Dele restam apenas alguns elementos da sua estrutura primitiva, como as muralhas, as Portas da Ravessa e do Relógio e parte da Alcaidaria.


A Romã está numa das entradas para o castelo: a Porta da Ravessa, que há anos vem sendo reproduzida nas garrafas de vinho comercializadas pela adega cooperativa local sob idêntica designação , também chamada Porta do Sol.

Nela se centrava a estrutura administrativa da localidade, facto ainda hoje visível na presença das marcas da vara e do côvado. E é por que nos permite olhar para a imensa planície.


Junte-se à PetFriendly Portugal e ajude-nos a dar a conhecer Portugal na companhia dos nossos mais que tudo de 4 patas 🐾



📷 maria joao pavão serra






bottom of page