Descobrir Portugal com o seu pet🐾 Capela do Senhor da Pedra, Gulpilhares, Vila Nova de Gaia



A Praia de Miramar, também conhecida como Praia do Senhor da Pedra, é uma sugestão para passear com seu pet. Aproveite para admirar a Capela do Senhor da Pedra, erigida sobre rochedos, que se destaca no meio do imenso areal.

Está envolta em lendas que falam de luzes misteriosas , de D.Sebastião e do seu cavalo branco ou do boi “santo” do presépio.

Tradições populares à parte acredita-se que estas rochas abrigavam um templo pagão, possivelmente celta, cujas divindades eram veneradas em plena natureza, tendo posteriormente se transformado num local de culto cristão.


Em 1686 foi então construída esta capela, neste cenário incrível, sobretudo quando quando a maré está cheia e o local de culto fica literalmente no meio do mar.


Diz a tradição que a capela do Senhor da Pedra ora pertence ao mar como à terra.


Curiosidades:

Os antigos acreditam que a imagem de Cristo terá ido ali parar vinda do mar. “Que num belo dia pousou sobre aquela pedra onde, mais tarde, veio a ser erguida a capela”. Daí o seu nome “Senhor da Pedra”. E que esta é a única igreja virada de costas para o mar.

Dizem também que em noites de lua cheia é comum haver cerimónias secretas ligadas ao culto pagão e que é palco de bruxarias e feitiçarias.


@umbocadinhodeportugal andou a passear-se por aqui e nós deixamos a sugestão.

Muito obrigada por não deixarem o vosso pet de fora nos vossos passeios e programas.

E não se esqueçam de mostrar que ele é educado, que não incomoda nem faz estragos, podendo acompanhar-vos para todo o lado.

E, por favor, deixem o lugar limpo e preservem o meio ambiente. Todos juntos vamos tornar Portugal mais Pet Friendly 🐾

⚠️ Veja no nosso site as opções de estadia na região.



📷