top of page
  • Foto do escritor

Descobrir Portugal com o seu pet 🐾 Castelo de Santa Maria da Feira




Obra emblemática da arquitetura militar medieval portuguesa, diz a tradição que o Castelo da Feira se ergue no local de um templo lusitano dedicado ao deus Bandeveluco-Toiraeco.

Posteriormente, com a ocupação romana foi aqui erigido um castro, uma vez que por aqui passava a impostante estrada que unia Olissipo (Lisboa) a Bracara Augusta (Braga).

Por altura da Reconquista Cristã, este local foi tomado a um chefe mouro no século XI.



Transformou-se em um centro Mariano desenvolvendo-se aqui uma feira regional, cuja elevada expressão daria nome ao local: Feira de Santa Maria, que com o tempo, deu nome ao burgo que nasceu à sombra do castelo.









É um dos mais notáveis monumentos militares portugueses, um símbolo de identidade nacional, uma vez que foi fundamental para a vitória de São Mamede, em 1128, quando o alcaide deste castelo, Pêro Gonçalves de Marnel, tomou o partido de D. Afonso Henriques contra D. Teresa e o conde de Trava.





O nosso pet turista @roles_do_bartho andou a passear-se por aqui e nós deixamos a sugestão.



Muito obrigada a vocês, humanos, por não deixarem o vosso pet de fora nos vossos passeios e programas , e praticarem um turismo inclusivo.


E não se esqueçam de mostrar que ele é educado, que não incomoda nem faz estragos, podendo acompanhar-vos para todo o lado.


🌿 E, por favor, deixem o lugar limpo e preservem o meio ambiente. Todos juntos vamos tornar Portugal mais Pet Friendly 🐾



⚠️ Veja no nosso site as opções de estadia na região na secção Pet Collection.


📷









Comments


bottom of page