top of page
  • Foto do escritor

Descobrir Portugal com o seu Pet 🐾 Cromeleque dos Almendres, Évora



É o maior círculo de menires encontrado em Portugal e na Península Ibérica.

Constituído por 95 monolitos, ou menires, e remontando ao milénio VII a.C., é um dos maiores, mais importantes e mais antigos monumentos megalíticos de toda a Europa, 2.000 anos mais antigo que o famoso Stonehenge.

O Cromeleque dos Almendres, erigido voltado a nascente e a poente, situa-se na Herdade dos Almendres (Évora). Edificado entre o final do 6º e o 3º milénio a.C., no seu apogeu, teria mais de uma centena de monólitos (pedras em granito de tamanhos diversos, dispostas em forma circular ou em elipse). Desta centena, ainda restam noventa e cinco em perfeito estado de conservação. Apesar dos monólitos terem predominantemente uma forma mais ovóide, existem alguns com formatos fálicos. Uma destas pedras alçadas de tamanho descomunal, intimamente ligada com o Cromeleque, embora isolada do mesmo, é o Menir dos Almendres.


Ainda que a verdadeira função do Cromeleque e do Menir não seja precisa, a forte ligação que ambos têm à agricultura e pastoreio parece ser inegável. O Professor José Hermano Saraiva, acreditava que o fecundar do ventre terreno com falos em pedra era uma forma de culto à fertilização das terras para lavoura.


Passear por entre os menires é regressar a uma época mais simples e tranquila, à era dos druidas e da comunhão com a natureza.


A nossa pet turista @ellie_copterspaniel andou a passear-se por aqui e nós deixamos a sugestão.


Muito obrigada por não deixarem o vosso pet de fora nos vossos passeios e programas , e praticarem um turismo inclusivo.


E não se esqueçam de mostrar que ele é educado, que não incomoda nem faz estragos, podendo acompanhar-vos para todo o lado.


E, por favor, deixem o lugar limpo e preservem o meio ambiente. Todos juntos vamos tornar Portugal mais Pet Friendly 🐾


⚠️ Veja no nosso site as opções de estadia na região.



📷






bottom of page