top of page
  • Foto do escritor

Descobrir Portugal com o seu pet 🐾 Fonte das Bicas, Borba



Mais conhecida como Fonte das Bicas, o Chafariz de Borba é uma imponente construção barroca setecentista, foi mandada edificar pelo município da vila em 1781, para assinalar a visita dos reis D. Maria I e D. Pedro III.

Construída em mármore branco da região, é composta por três tanques, um central e de maiores dimensões e dois laterais, sobre as quais pontificam os bustos de D. Maria e D. Pedro. A taça central é servida por três bicas, e as laterais por uma em cada, sendo todas em forma de carranca, estas destinadas às crianças.

O conjunto, todo decorado com grinaldas relevadas e laçadas de sabor neoclássico, é emoldurado por um alto frontispício, que apresenta ao centro um medalhão com a efígie da rainha. A rematar o monumento, em cornija enquadrada por um grande pináculo, destaca-se o escudo régio, coroado. Na face posterior, menos ornamentada, está o brasão de armas setecentista da Vila de Borba. Anexo ao chafariz fica um extenso tanque rectangular, formando um espelho de água que avança pelo Jardim Municipal, e é rematado a sul por um bebedouro para animais e um lavadouro.

Ainda hoje, a população acredita que cada uma das bicas é destinada a um estado civil (aos solteiros, aos casados e aos viúvos) e que quem delas beber sempre regressará a Borba.


Visite Portugal com seu mais que tudo de 4 patas 🐾


📷 maria João pavão serra









bottom of page