top of page
  • Foto do escritor

Descobrir Portugal com o seu Pet 🐾 Marvão



Entre Castelo de Vide e Portalegre, a poucos quilómetros de Espanha, encontra-se a encantadora vila de Marvão, no ponto mais alto da Serra de São Mamede.


O Monte de Ammaia, como era conhecido, deve o seu atual topónimo a Ibn Marúan, um guerreiro mouro, que no séc. IX, aqui se fortificou em discórdia face ao califa de Córdova e fundou um reino autónomo, com sede em Badajoz.



O domínio árabe terminou quando a campanha militar de 1160/66 da Reconquista Cristã sob a ação de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal.





Geograficamente, Marvão é um ponto de defesa estratégico natural, marcado por encostas muito íngremes a Norte, Sul e Oeste, e com acesso a pé apenas pelo lado Este, para onde se desenvolveu a povoação. O seu castelo, como que fundido na rocha, era tido como inexpugnável. Saramago escreveu que de Marvão via-se a terra toda. É de facto

deslumbrante a vista.







Dentro das muralhas, revela-se um bonito conjunto de arquitetura popular alentejana: ruelas estreitas e sinuosas com as suas casas caiadas e alguns edifícios históricos.







Chega a Marvão pelo estrada mais cénica , o Túnel das Árvores, da EN246-1 que liga Castelo de Vide a Portagem.

Sobe ao castelo e deslumbra-te com a paisagem

Faz um percurso pelas muralhas da vila

Visita o Museu Municipal, é pet friendly!

Refresca -te na Praia fluvial da Portagem

Explora o Parque Natural da Serra de São Mamede

Descobre os vestígios arqueológicos pré-históricos e romanos da região

Percorre os trilhos do Contrabando

Experimenta a gastronomia da região, em particular, a Castanha de Marvão, produto regional DOP, utilizada em inúmeros pratos, desde na sopa, pratos de carne e peixe, e em doces.

E traz como recordação um bordado com casaca de castanha.







👉 Vê no nosso site na secção Pet Collection as opções de estadia na região

www.petfriendlyportugal.com


📷






コメント


bottom of page