Entre Castelo de Vide e Portalegre, a poucos quilómetros de Espanha, encontra-se a encantadora vila de Marvão, no ponto mais alto da Serra de São Mamede.
O Monte de Ammaia, como era conhecido, deve o seu atual topónimo a Ibn Marúan, um guerreiro mouro, que no séc. IX, aqui se fortificou em discórdia face ao califa de Córdova e fundou um reino autónomo, com sede em Badajoz.
O domínio árabe terminou quando a campanha militar de 1160/66 da Reconquista Cristã sob a ação de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal.
Geograficamente, Marvão é um ponto de defesa estratégico natural, marcado por encostas muito íngremes a Norte, Sul e Oeste, e com acesso a pé apenas pelo lado Este, para onde se desenvolveu a povoação. O seu castelo, como que fundido na rocha, era tido como inexpugnável. Saramago escreveu que de Marvão via-se a terra toda. É de facto
deslumbrante a vista.
Dentro das muralhas, revela-se um bonito conjunto de arquitetura popular alentejana: ruelas estreitas e sinuosas com as suas casas caiadas e alguns edifícios históricos.
Chega a Marvão pelo estrada mais cénica , o Túnel das Árvores, da EN246-1 que liga Castelo de Vide a Portagem.
Sobe ao castelo e deslumbra-te com a paisagem
Faz um percurso pelas muralhas da vila
Visita o Museu Municipal, é pet friendly!
Refresca -te na Praia fluvial da Portagem
Explora o Parque Natural da Serra de São Mamede
Descobre os vestígios arqueológicos pré-históricos e romanos da região
Percorre os trilhos do Contrabando
Experimenta a gastronomia da região, em particular, a Castanha de Marvão, produto regional DOP, utilizada em inúmeros pratos, desde na sopa, pratos de carne e peixe, e em doces.
E traz como recordação um bordado com casaca de castanha.
👉 Vê no nosso site na secção Pet Collection as opções de estadia na região
www.petfriendlyportugal.com
📷
Comentarios