Descobrir Portugal com o seu pet 🐾 Monsanto, Idanha-a-Nova




📷 @kate.wanderinglife



É apelidada de a Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, faz parte das Aldeias Históricas do país, sendo uma das mais famosas.

Situada na Beira Interior, perto da fronteira com a Espanha, aninhada na encosta de uma elevação escarpada.

Trata-se de um local muito antigo, onde se regista a presença humana desde o paleolítico.


Vestígios arqueológicos dão conta de um castro lusitano e da ocupação romana, assim como da permanência visigótica e árabe. D. Afonso Henriques conquistou-a aos mouros em 1165 faz a sua doação à Ordem dos Templários, que sob as ordens de D. Gualdim Pais, mandou edificar o Castelo.


Monsanto desenvolveu-se sobre a encosta do cabeço aproveitando pedregulhos de granito para as paredes das habitações e em alguns casos um único bloco de pedra forma o telhado, razão por que aqui se diz que as casas são "de uma só telha".


A difícil subida até ao castelo é largamente compensada por um dos mais deslumbrantes miradouros da região, a vista panorâmica é impressionante.


Curiosidade: Conta-se que a povoação terá resistido deste baluarte, durante 7 anos, ao cerco posto pelos romanos no séc. II a. C., feito que está na origem da Festa das Cruzes, que a aldeia comemora todos os anos, no dia 3 de Maio, deitando-se das muralhas do castelo simbólicos cântaros com flores, levando as mulheres ao cimo das torres as tradicionais bonecas de trapos - as marafonas.

Alguns palacetes brasonados, portais manuelinos, a casa onde viveu e exerceu clínica o médico e escritor Fernando Namora, que aqui se inspirou para o seu romance "Retalhos da Vida de um Médico",

Esta aldeia serviu recentemente de cenário na série "A Guerra dos Tronos"


📷 @paulolyb



Muito obrigada por não deixarem o vosso pet de fora nos vossos passeios e programas.

E não se esqueçam de mostrar que ele é educado, que não incomoda nem faz estragos, podendo acompanhar-vos para todo o lado.

E, por favor, deixem o lugar limpo e preservem o meio ambiente. Todos juntos vamos tornar Portugal mais Pet Friendly 🐾

⚠️ Veja no nosso site as opções de estadia na região.

📷 @paulolyb