top of page
  • Foto do escritor

Mini (pet) guia 🐾 Monsaraz




No cimo de uma colina, no antigamente denominado monte Saris ou Sarish dos árabes (o monte das Estevas), com uma vista soberba para a imensa planície alentejana e para a albufeira da Barragem de Alqueva, fica uma das mais belas vilas alentejanas: Monsaraz.

Vila fortaleza protegida por muralhas, com ruas empedradas com chão de xisto, casas cuidadosamente caiadas de branco, onde o tempo parece ter parado.


 Fica aqui uma lista daquilo que tem de fazer/ experimentar:


A melhor forma de conhecer esta pequena vila é a pé, por isso deixe o carro fora das muralhas, há sempre lugar para estacionar.

 Entre na vila transpondo a Porta da Vila, com um umbral ladeado pelas torres circulares ( a Torre do Relógio ainda guarda o sino de 1692)

 Percorra as ruas empedradas com chão de xisto e vá até ao Largo Dom Nuno Álvares Pereira, onde fica a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa, a Igreja da Misericórdia ,e o Pelourinho. Aprecie a arquitetura da Casa de Monsaraz .

 Descubra as restantes três portas de entrada nas muralhas: a d’Évora, a d’Alcoba e a do Buraco.

 Aproveite e vai até à Travessa da Cisterna onde se encontra a Cisterna, conta a lenda que já foi mesquita.








 Suba ao castelo, transpõe o grande portão de acesso à alcaçova para veres a praça de armas; circule pelas muralhas e suba à Torre de Menagem.




 Não deixe de passar junto à Casa da Inquisição, onde se aprende sobre a história judaica

 Espreite as lojas de artesanato e compre deliciosos produtos regionais.

 Deslumbre-se com a vista do espelho-de-água da Barragem de Alqueva.

 


Restaurantes:

Infelizmente não temos nenhuma dica de restaurantes petfriendly. Escolha um com esplanada (como o Sahida, o Sem Fim, Bar da praia fluvial, o Aloendro ou o Foral MDXII ) ou faça um picnic acompanhado de um bom vinho alentejano.






Comments


bottom of page