top of page
  • Foto do escritor

Descobrir Portugal com o seu pet 🐾 Monumento aos Ovos Moles, Aveiro



Conjunto escultórico de 5 elementos; 3 com as formas utlizadas nos tradicionais doces de ovos de Aveiro, a barrica, o mexilhão, o búzio; e dois de forma paralelepipédica onde se vê a configuração dos mesmos, em molde escavado, como se destes tivessem sido retirados.

Em resina sintéctica as suas cores branca e amarela

Os Ovos Moles são um doce de origem conventual da região aveirense, cuja fórmula de produção original se deve às freiras dos conventos aqui existentes. As religiosas utilizavam a clara de ovo para engomar os hábitos, enquanto que as gemas, para que não fossem desperdiçadas, se constituíram na base para a feitura deste doce típico. Extintos os conventos, no séc.XIX, o fabrico dos ovos moles manteve-se, graças a senhoras que tinham sido educadas pelas freiras. A proximidade da ria e os elementos do mar inspiraram as doceiras, que criam finas camadas de hóstia em forma de conchas, búzios, peixes ou amêijoas para envolver a massa voluptuosa de cor dourada. Outra forma de degustar esta iguaria é comê-la à colherda das barricas de madeira com pinturas de paisagens da Ria, moliceiros ou o Farol da Barra.

Conhecer Aveiro e não provar os ovos moles é pecado, humanos! Os patudos que fiquem pelas foto!


A nossa pet turista @maggie_abeagle andou a passear-se por aqui e nós deixamos a sugestão.

Muito obrigada por não deixarem o vosso pet de fora nos vossos passeios e programas.

E não se esqueçam de mostrar que ele é educado, que não incomoda nem faz estragos, podendo acompanhar-vos para todo o lado.


E, por favor, deixem o lugar limpo e preservem o meio ambiente. Todos juntos vamos tornar Portugal mais Pet Friendly 🐾


⚠️ Veja no nosso site as opções de estadia na região.


📷






bottom of page