top of page
  • Foto do escritor

Descobrir Portugal com o seu pet 🐾 Nossa Senhora do Rosário de Troía, Setúbal


É a Mãe de todos os pescadores da região, e a quem eles apelam nas horas difíceis da faina, é a Nossa Senhora do Rosário de Troía! Uma devoção centenária, que tem seu auge durante o mês de Agosto, quando se realiza a procissão marítima entre Setúbal e Tróia, até à capelinha na qual os homens do mar e seus familiares vão agradecer a proteção e mostrar toda a sua fé e devoção.


Até então, em todas as suas idas para o mar, o pescador antes de sair da doca, no seu frágil barco, olhava para longe, a maioria das vezes na escuridão da noite, mas com olhar certeiro na direção da Caldeira de Tróia, pedindo à sua Santa boa faina e mar calmo.


Agora as suas preces podem ser feitas junto à estátua de mármore branco que foi recentemente inaugurada no molhe poente da doca dos pescadores em Setúbal.


A peça escultórica, com mais de dois metros de altura, concebida por Hans Varela, está assente num altar em forma de um barco, com a proa apontada para a capela de Nossa Senhora do Rosário de Troia, do outro lado do rio, na Caldeira.


Mas não só para os homens do mar, também para nós , gente de terra e da Terra, fiéis ou simples curiosos aqui fica a sugestão de um passeio até à Doca dos Pescadores, admirar esta peça escultórica, fazer suas orações à Mãe do Mar, deixar-se embalar pelo sem fim de barquinhos, deslumbrar-se com a beleza do rio Sado.


Visite Portugal com seu mais que tudo de 4 patas 🐾


📷 maria joao pavão serra






bottom of page