top of page
  • Foto do escritor

Descobrir Portugal com o seu pet 🐾 Pelourinho do Redondo, Alentejo


O pelourinho do Redondo ou por outra o que resta do antigo, está actualmente situado na Praça D. Dinis junto à porta Postigo também chamada do Relógio.

Foi inicialmente erguido diante dos Paços do Concelho e posteriormente colocado no local onde hoje se encontra. No processo perderam-se várias peças, e é formado por uma simples coluna estriada colocada numa base quadrada com uns degraus de pedra.


A vila do Redondo fica sobre uma colina da Serra d’Ossa com pouco mais de 600 metros de altitude no seu ponto mais alto. A história não define de forma concreta a fundação da cidade que hoje conhecemos, ainda que a lenda a relacione com Penedo Redondo: de acordo com os dizeres do povo, o seu nome está associado a um lendário penedo que existia na muralha medieval original e que era redondo.


Como a maioria das vilas alentejanas é pacata, quase perdida noutro tempo, com casas pequenas caiadas de branco com moldura azul, encostadas ao antigo castelo que remonta já a tempos medievais, onde a vida corre num ritmo bem diferente do que se vive nas grandes urbes.


Por aqui passaram, romanos e árabes. O local onde se encontra atualmente o Castelo do Redondo começou por ser uma fortificação romana e posteriormente muçulmana.


A Romã e eu andámos a passear pelo Alentejo e aconselhamo-vos uma visita ao Redondo.

Veja no nosso site as opções de estadia Petfriendly na região.

Visite Portugal com seu mais que tudo de 4 patas 🐾


📷 maria joao pavão serra






bottom of page