top of page
  • Foto do escritor

Descobrir Portugal com o seu pet 🐾 Serra da Estrela


O Parque Natural da Serra da Estrela é a maior área protegida portuguesa e situa-se no maciço montanhoso central, num alto planalto profundamente recortado pelos vales dos rios e ribeiros que aqui nascem, como o Mondego e o Zêzere.

A paisagem é marcada pelas fragas, rochedos e penhascos, alguns dos quais assumem formas que deram origem a denominações populares como a "Cabeça da Velha" e os "Cântaros", que poderá admirar seguindo os diversos trilhos pedestres existentes.


Explore os mais de 300km de trilhos do Parque Natural da Serra da Estrela e descubra as nascentes dos maiores rios portugueses, os deslumbrantes vales glaciares de Loriga e Manteigas, ou as mais fascinantes espécies de aves que nidificam aqui.


No inverno, a Serra da Estrela é o único lugar em Portugal onde pode divertir-se na neve com os seus esquis, trenó ou snowboard. Já no verão, as praias fluviais da região são o destino mais óbvio, mas o Parque Natural da Serra da Estrela oferece-lhe também 25 lagoas para um refúgio refrescante.


Encontram-se aqui grandes rebanhos de ovelhas que se alimentam nas vastas áreas de pastagem, guardados pelos cães Serra da Estrela, uma raça de cães possantes e resistentes às baixas temperaturas. O leite de ovelha, dá origem ao produto mais característico da região, o afamado Queijo da Serra, fabricado artesanalmente segundo as técnicas ancestrais que utilizam a flor do cardo como coalho.


A Torre, é também um dos ícones da Serra, símbolo do segundo ponto mais alto de Portugal.

Diz-se que já o Rei D. João VI (1816-1826) teria mandado erigir aqui um monumento em pedra, de modo a completar a altitude da Serra até chegar aos 2000 metros de altura.


Este é o local onde um edifício, localizado no topo da imensa Serra, simboliza o ponto mais alto de Portugal Continental. Elevada a 1993 metros encontramos esta Torre de 7 metros que alegadamente completa os 2000 metros de altura da Serra da Estrela.


Deste miradouro consegue-se um panorama incrível sobre toda esta paisagem de vales e rochedos, num mesclado de xisto e granito serpenteado pelo azul dos cursos de água. De Verão, em dias claros, é possível a vista alcançar a praia da Figueira da Foz.




O Pet turista @liltaco_theaussie andou a passear-se pela montanha mais alta de Portugal continental e nós deixamos a sugestão.


Muito obrigada por não deixarem o vosso pet de fora nos vossos passeios e programas.

E não se esqueçam de mostrar que ele é educado, que não incomoda nem faz estragos, podendo acompanhar-vos para todo o lado.


E, por favor, deixem o lugar limpo e preservem o meio ambiente. Todos juntos vamos tornar Portugal mais Pet Friendly 🐾


⚠️ Veja no nosso site as opções de estadia na região.




📷






bottom of page