top of page
  • Foto do escritor

Descobrir Portugal com o seu pet 🐾 Évora, Alentejo




Coroada pela sua imponente catedral, Évora recorta-se sobre uma suave colina no vasto horizonte da planície alentejana, e guarda o seu centro histórico, rodeado de uma vasta cintura de muralhas, uma valiosa herança cultural que a UNESCO classificou de Património da Humanidade. A cidade, onde as ruas estreitas de evocação mourisca contrastam com praças inundadas de luz, assenta sobre dois milénios de história.Conquistada em 59 a.C. pelos Romanos, que lhe deram o nome de "Liberalitas Julia", Évora adquiriu grande importância como atestam os vestígios ainda hoje visíveis e de que são exemplos as ruínas de um templo dos finais do séc. II, vários troços de muralha e a porta chamada de Dona Isabel, bem como as ruínas das termas da cidade sob o edifício da Câmara Municipal.



Do período visigodo (sécs.V-VIII) pouco resta. Seguiu-se o domínio muçulmano, iniciado com a conquista da cidade por Tárique, que iria perdurar até à Reconquista cristã, no séc.XII. Yeborah, como passou a chamar-se, fixou na sua toponímia traços indeléveis de influência mourisca, que sobressaem no bairro da Mouraria.Após a Reconquista, delineou-se, para além da cerca velha. A cidade, eleita por vários reis de Portugal para sede da corte, foi enriquecida com palácios e monumentos, sobretudo nos reinados de D. João II e D. Manuel (sécs. XV e XVI).




Fomos buscar as fotos de alguns pets viajantes para deixar a dica aos outros cãopanheiros que queiram viajar por Portugal 🐾

Esperemos que gostem!


Visite Portugal com seu mais que tudo de 4 patas 🐾




📷






bottom of page