top of page
  • Foto do escritor

Descobrir Portugal com o seu Pet 🐾 Ericeira




Tradicional vila piscatória, a Ericeira tem uma História muito antiga, presumivelmente desde instalação no local pelos Fenícios (1000 a.C)

Reza a lenda que o nome Ericeira significa, "terra de ouriços" , devido aos numerosos ouriços do mar que abundavam nas suas praias. No entanto, investigações mais recentes apontam o ouriço-cacheiro como inspirador do nome, com a descoberta de um exemplar do antigo brasão da Vila, confirmou-se que o animal ali desenhado é, de facto, um ouriço-cacheiro.

O seu primeiro foral data de 1229 e é aqui que surgem as primeiras referências aos seus pescadores, uma profissão intimamente ligada a este lugar.

Em 1547. D.João III concede aos homens do mar a permissão de venderem o peixe "a olho" e não "a peso", costume que ainda há cerca de trinta anos se mantinha.

D.Manuel I em 1513 veio nobilitar a vila, doando-a ao infante D. Luis.

O século XIX foi o porto mais concorrido da Estremadura e sua época áurea. Esta vila formou durante muitos séculos um grupo étnico-geográfico denominado Jagoz, diferente dos restantes habitantes da região Saloia.

O embarque para o exílio da família real portuguesa, no Iate D. Amélia, na Praia dos Pescadores, ficará para sempre na História de Portugal. O jovem D.Manuel II, o último rei de Portugal, sua mãe a rainha D. Amélia e sua avó, a Rainha D. Maria Pia a 5 de Outubro de 1910 fogem da revolução republicana, que rebentara na véspera em Lisboa.


Actualmente é procurada devido às suas características climáticas e ao alto teor de iodo das suas praias e pelas suas ondas. É a única reserva mundial de surf na Europa e a terceira no mundo.




@amelia_a_cavalier vive aqui e costuma fazer belos passeios , e nós fomos buscar a imagem para contar aos outros cãopanheiros que queiram viajar por Portugal um pouco da sua história Esperemos que gostem!


Visite Portugal com seu mais que tudo de 4 patas 🐾


📷






bottom of page