@maggie_abeagle andou a passear-se pela belíssima Estremoz e nós fomos buscar sua a imagem para deixar a dica aos outros cãopanheiros que queiram viajar por Portugal 🐾 Esperemos que gostem!
Construído no século XVII, o chamado Lago do Gadanha, é um enorme tanque com 40 metros de comprimento, abastecido por um aqueduto subterrâneo. Ao longo dos tempos saciou a sede de viajantes e residentes.
A estátua que se encontra no meio do lago é originária do Convento dos Congregados.
Na mão direita, a sua longa foice, simboliza a colheita dos alimentos, enquanto que a ampulheta que transporta na sua mão esquerda, revela a passagem dos tempos, a vida e a morte, bem como o transmitir do conhecimento de pais para filhos.
E quando colocada aqui, muda de significado para os locais: representando, primitivamente, o deus romano Saturno, símbolo da fartura e da abundância, passa a ser conhecida como o Gadanha, devido à grande foice que carrega, passando a simbolizar o efémero e fugacidade da vida, como o comprova a inscrição existente no seu pedestal.
Corre o tempo velozmente Como a água da corrente Nós também da mesma sorte Correndo vamos à morte
Diz a lenda que quem beber a água da fonte do Gadanha fica irremediavelmente preso ao sortilégio do encantamento enfeitiçado de Estremoz e das suas gentes.
Visite Portugal com seu mais que tudo de 4 patas 🐾
📷
Comments