top of page
  • Foto do escritor

Descobrir Portugal 🐾 Lago do Gadanha, Estremoz




@maggie_abeagle andou a passear-se pela belíssima Estremoz e nós fomos buscar sua a imagem para deixar a dica aos outros cãopanheiros que queiram viajar por Portugal 🐾 Esperemos que gostem!


Construído no século XVII, o chamado Lago do Gadanha, é um enorme tanque com 40 metros de comprimento, abastecido por um aqueduto subterrâneo. Ao longo dos tempos saciou a sede de viajantes e residentes.


A estátua que se encontra no meio do lago é originária do Convento dos Congregados.

Na mão direita, a sua longa foice, simboliza a colheita dos alimentos, enquanto que a ampulheta que transporta na sua mão esquerda, revela a passagem dos tempos, a vida e a morte, bem como o transmitir do conhecimento de pais para filhos.

E quando colocada aqui, muda de significado para os locais: representando, primitivamente, o deus romano Saturno, símbolo da fartura e da abundância, passa a ser conhecida como o Gadanha, devido à grande foice que carrega, passando a simbolizar o efémero e fugacidade da vida, como o comprova a inscrição existente no seu pedestal.

Corre o tempo velozmente 
Como a água da corrente 
Nós também da mesma sorte 
Correndo vamos à morte


Diz a lenda que quem beber a água da fonte do Gadanha fica irremediavelmente preso ao sortilégio do encantamento enfeitiçado de Estremoz e das suas gentes.


Visite Portugal com seu mais que tudo de 4 patas 🐾




📷






bottom of page