Dia Internacional do Animal Abandonado
- há 13 minutos
- 1 min de leitura

( Sei que não é a mentalidade de ninguém que por aqui anda, mas infelizmente é a de muitos outros. Por favor partilhem para que o apelo chegue longe)
Hoje, dia 16 de agosto, no Dia Internacional do Animal Abandonado, a GNR e a PSP alertam para os crimes de abandono e maus tratos de animais de companhia, e nós aqui partilhamos este apelo para a gravidade destes crimes e imploramos a um comportamento responsável por parte dos tutores de animais de companhia.
Nunca é demais relembrar que o abandono e os maus tratos de animal de companhia são crimes puníveis por lei, sendo que a adoção implica um compromisso de responsabilidade e de cuidados permanentes.
Por norma, segundo a GNR, o maior número de abandonos de animais de companhia ocorre durante o principal período de férias, nomeadamente na época do verão. Contudo, também se registam casos após a época natalícia, refletindo situações em que os animais foram oferecidos como presentes e, posteriormente, os detentores tomaram consciência dos encargos e responsabilidades inerentes à sua posse, tendo abandonado os mesmos.
Ainda relativamente a estes dados, os distritos onde se verifica um maior número de crimes de abandono e maus tratos de animal de companhia, entre 2022 e 2025*, são os distritos de Setúbal, Porto, Braga, Faro e Lisboa.
Além de um ato de profunda crueldade, o abandono e maus tratos de animais são crimes punidos por lei ( 69/2014, de 29 de agosto )
⚠️ Se presenciar uma situação de abandono ou maus-tratos, denuncie.
📞 Ligue 112 ou contacte o posto da PSP mais próximo.
Não abandone quem está incondicionalmente ao seu lado!

Comentários