
Quem entra na vila de Penedono, logo se depara com o gracioso e solitário castelo erguido sobre um rochedo. Pequeno mas muito gracioso, rematado por elegantes torreões ameados, o castelo de Penedono, não tem a aparência das rudes edificações meramente defensivas, antes se assemelha a uma moradia acastelada, constituindo por isso um dos exemplos esteticamente mais interessantes deste tipo de construção que se podem encontrar em Portugal.
Documentada a sua existência a partir do séc. X, sabe-se também que posteriormente toda a região voltou ao domínio muçulmano até que Fernando Magno de Castela a reconquistou definitivamente para a cristandade na segunda metade do séc. XI.
O castelo foi residência da nobre família dos Coutinho, que na crise 1383-85 tomou o partido de D. João, Mestre de Avis.
Ali terá nascido o célebre Magriço, Álvaro Gonçalves Coutinho, um dos Doze de Inglaterra glorificado e eternizado por Camões nos Lusíadas (Canto VI), envolvido nas lutas da independência.
De setembro a junho:
Segunda a sexta-feira das 09.00H às 13.00H e das 14.00H às 18.00H
Sábados, domingos e feriados, das 10.00H às 12.30H e das 14.30H às 18.00H
Os meses de julho e agosto, encerra às 19.00H.
A nossa pet turista @amy.footprints
andou a passear-se por aqui e nós deixamos a sugestão.
Muito obrigada a vocês, humanos, por não deixarem o vosso pet de fora nos vossos passeios e programas , e praticarem um turismo inclusivo.
E não se esqueçam de mostrar que ele é educado, que não incomoda nem faz estragos, podendo acompanhar-vos para todo o lado.
E, por favor, deixem o lugar limpo e preservem o meio ambiente. Todos juntos vamos tornar Portugal mais Pet Friendly.
Vê no nosso site as opções de estadia na região
Comments