A cerca de 12 km das margens do Douro, as origens de Lamego são muito antigas. Foi Lamecus, romana. No tempo dos Visigodos, foi elevada a sede de bispado (séc. VII). Foi posteriormente tomada pelos Mouros, e reconquistada pelos cristãos.
Lamego conheceu, no séc. XVIII, um tempo de grande prosperidade quando aqui se produzia um “vinho fino”, que esteve na origem do afamado vinho do Porto.
A predominância da influência da Igreja ao longo de muitos séculos dotou Lamego de numerosos templos. Especial relevo para a Igreja do Convento de Santa Cruz, com vista para a cidade, e para o sumptuoso e monumental santuário barroco dedicado a Nossa Senhora dos Remédios.
A sua localização tão perto das margens do rio Douro proporciona passeios onde se podem admirar admiráveis panoramas dos extensos vales onde nasce o vinho do Porto.
👀Curiosidade:
Sabia que atleta mais rico de sempre nasceu em Portugal ? E não, não é o Ronaldo, mas sim Caio Apuleio Diocles um dos maiores aurigas da Roma Antiga. Este famoso condutor de quadrigas, o desporto que era o equivalente à Fórmula 1 do Império Romano, é segundo a Ancient Origins o atleta mais rico da História.
🐕 o nosso pet turista @abadogs andou a passear-se por aqui e nós deixamos a sugestão.
Veja no nosso site na secção Collection as opções de estadia na região
Comentários