top of page
  • Foto do escritor

Mini guia 🐾 Monsaraz






No cimo de uma colina, no antigamente denominado monte Saris ou Sarish dos árabes (o monte das Estevas), com uma vista soberba para a imensa planície alentejana e para a albufeira da Barragem de Alqueva, fica uma das mais belas vilas alentejanas: Monsaraz.










Vila fortaleza protegida por muralhas, com ruas empedradas com chão de xisto, casas cuidadosamente caiadas de branco, onde o tempo parece ter parado.














🖋️ Fica aqui uma lista daquilo que tens de fazer/ experimentar:

A melhor forma de conhecer esta pequena vila é a pé, por isso deixa o carro fora das muralhas, há sempre lugar para estacionar.

📍Entra na vila transpondo a Porta da Vila, com um umbral ladeado pelas torres circulares ( a Torre do Relógio ainda guarda o sino de 1692)

📍Percorre as ruas empedradas com chão de xisto e vai até ao Largo Dom Nuno Álvares Pereira, onde fica a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa, a Igreja da Misericórdia ,e o Pelourinho. Aprecia a arquitetura da Casa de Monsaraz .




📍Descobre as restantes três portas de entrada nas muralhas: a d’Évora, a d’Alcoba e a do Buraco.

📍Aproveita e vai até à Travessa da Cisterna onde se encontra a Cisterna, conta a lenda que já foi mesquita.

📍Sobe ao castelo, transpõe o grande portão de acesso à alcaçova para veres a praça de armas; circula pelas muralhas e sobe à Torre de Menagem.





📍Passeia à toa pelas ruas, ruelas e travessas

📍Não deixes de passar junto à Casa da Inquisição, onde se aprende sobre a história judaica

📍Espreita as lojas de artesanato e compra deliciosos produtos regionais.











Deslumbra-te com a vista do espelho-de-água da Barragem de Alqueva




🍽️ Restaurantes Infelizmente não temos nenhuma dica de restaurantes petfriendly. Escolhe um com esplanada ou faz um picnic acompanhado de um bom vinho alentejano.



🚘 passeios nos arredores Vai até à Ermida de São Bento de onde terás uma visão maravilhosa de Monsaraz . Tira uma foto junto ao Monumento de Homenagem ao Cante Alentejano Descobre nos arredores o cromeleque do Xerez que desenvolve-se em torno de um grande menir de cerca de 4m de altura. Visita a Adega josé de sousa e conhece o famoso vinho de talha. Refresca-te na praia fluvial Faz um passeio de barco com a Alqueva cruzeiros Descobre a vila de S. Pedro do Curval, famosa pela dua olaria. Sobe até à Ermida de São Sebastião e fica para assistir ao pôr- do- sol


🇵🇹 Curiosidades Foi uma das vencedoras das 7 Maravilhas de Portugal, na categoria “Aldeias Monumento”


🛌 alojamentos Vê as opções que temos na região. 👉 Sabe mais no nosso site www.petfriendlyportugal.com


📌 Se gostaste da sugestão, salva o post para um dos teus futuros passeios.


A nossa pet turista @maggie_abeagle andou a passear-se por aqui e nós deixamos a sugestão.


Muito obrigada por não deixarem o vosso pet de fora nos vossos passeios e programas , e praticarem um turismo inclusivo.


E não se esqueçam de mostrar que ele é educado, que não incomoda nem faz estragos, podendo acompanhar-vos para todo o lado.


🌿 E, por favor, deixem o lugar limpo e preservem o meio ambiente. Todos juntos vamos tornar Portugal mais Pet Friendly 🐾



⚠️ Veja no nosso site as opções de estadia na região na secção Pet Collection.


📷



コメント


bottom of page