top of page
  • Foto do escritor

Por um mundo mais Pet Friendly 🐾 Vila Nova de Gaia



O Município de Gaia está cada vez mais empenhado no bem-estar das novas famílias multi-espécie e amigas dos animais desenvolvendo, por isso, recorrentes campanhas de adopção e de vacinação.

Neste verão lançou uma nova campanha de sensibilização para a recolha dos dejetos animais nas vias e espaços públicos, alertando para que todos ajudem a promover uma convivência harmoniosa entre animais e municípes.



Gaia pretende, assim, “incutir uma mudança de comportamentos, no sentido de gerar hábitos ambientais mais sustentados”, assente na responsabilidade individual.

Zelar pela saúde de todos é uma responsabilidade de cada um de nós! Bela iniciativa, portanto, mas se houvesse um pouco mais de espírito cívico e cidadania estes outdoors não seriam necessários.

Outros dos exemplos do empenho de Gaia foram uma campanha de vacinação antirrábica e identificação eletrónica ou campanha de adoção animal, apelando também ao não abandono.

Óptima iniciativa! Gostaria de ver outras Câmaras a apoiar mais as colónias na alimentação, esterilização adopção e iniciativas.

Sabia que não remover os dejetos do seu animal no espaço público é uma infração punível com coima, que pode variar entre os 50 a 1.000 euros, no caso de pessoas singulares, e de 150 a 8.000 euros no caso de pessoas coletivas, de acordo com o previsto no artigo 74.º, n.º 2 da lei n.º 26/2019 publicada no Diário da República n.º 4/2019, Série II de 07.01.2019?Infelizmente, há ruas aqui em Setúbal, que é preciso fazer gincana para nos afastarmos dos cocós.



Se queremos um Portugal mais pet friendly – e penso que concordam comigo – tudo tem que começar na educação…neste caso na educação dos donos/tutores/pais humanos.

Que bom haver Câmaras Municipais sensíveis a um mundo mais Pet Friendly, mas que vergonha ser necessário educar as pessoas a terem atitudes cívicas!

Todos juntos vamos tornar Portugal mais Pet Friendly. Este é o nosso manifesto. Aliás, mais que um manifesto, é o nosso mantra!


📷









bottom of page